Linguagem do navio

Entenda abaixo as principais siglas e expressões importantes ultilizadas na linguagem do navio:

STCW – Standards of Training and Certification Watchkeeping Convention, é uma certificação que mostra que pessoa está apta a trabalhar como tripulante, com os devidos treinamentos a bordo, precauções e treinamento de segurança. O certificado tem reconhecimento pela marinha e tem duração de 1 ano.

WARNING– É uma punição para os tripulantes que tem mau comportamento no navio, como uma advertência. Geralmente, com três warnings, a pessoa volta para casa…

OPP – (Operation Prevation Plan)– É o plano que o navio tem para prevenção de doenças que podem ser infectocontagiosas. Sabendo que dentro do navio uma doença pode proliferar com mais facilidade, a precaução com o sistema de higienização é constante e é uma prática contínua.

OPP LEVEL 2 –Quando há um indício de uma infecção no navio, as medidas de segurança do navio passam a ser redobradas, tornando as higienizações mais constantes e com mais atenção para as ocorrências, visando precaver uma epidemia.

USPH – (United States Public Health) –Simplificando: é um departamento de saúde dos EUA, e, nos termos do navio, a sigla é usada quando os superiores determinam que haverá uma super higienização no navio, limpando desde a própria cabine com cândida, até todas as áreas públicas do navio. Esta inspeção é severa e é realizada cerca de 1 vez por semana. Algumas companhias fazem com maior frequência.

REPORT –É o ato de reportar alguém para o security do navio acusando alguém de mau comportamento ou mesmo harassment (assédio).

RESIGN –Resignar ao contrato. Querer voltar para casa antes do término.

EMBARKATION DAY– Os cruzeiros geralmente são de 7 a 15 dias, ( alguns podem ser mais)  e o embarkation day significa o dia que os antigos clientes saem do navio e entram os novos.

BOAT DRILL –Simulado de emergência que deve ser cumprido toda vez que uma sirene tocar no navio (toda cabine há um amplificador de som). Quando a sirene toca, o tripulante deve ser deslocar para sua base de emergência, ( que é definida quando você embarca). Até o final do seu contrato provavelmente ficará com este ponto de encontro toda vez que a sirene tocar. ( Geralmente duas vezes por semana.)

PORT MAINNING –É uma espécie de plantão. Ou seja, cada pessoa está dentro de um grupo a qual possui um número que segue uma escala. Esta é a escala de plantão. Até chegar o seu número novamente é um longo preocesso, porém, quando for o seu dia de port mainning você não pode sair do navio, mesmo que seja sua folga. A ideia é que você fique de pré-aviso cada um acidente aconteça.

HARD TIME –Gíria normalmente conhecida mas no navio tem um peso maior. Usa-se hard time para falar quando alguém está pegando no seu pé, ou se você trá de  ficar mais tempo no trabalho.

Deixe um comentário